A importância da formação do paladar da criança

O paladar inicia seu desenvolvimento em torno 14° semana de vida intrauterina.

O paladar inicia seu desenvolvimento em torno 14° semana de vida intrauterina.


As escolhas que a mãe faz baseada na história alimentar e genética afetam fortemente o padrão alimentar da criança. A experiência da criança com sabores começa cedo, no útero e durante o período de aleitamento exclusivo, e e que o aroma resultante da dieta materna é transmitido pelo líquido amniótico e pelo leite materno.


Segundo alguns autores, o fato de a gestante consumir muito açúcar excessivamente pode levar o seu bebê a ter seu paladar para o doce. Isso, no entanto precisa ser melhor bem avaliado diante da natureza multifatorial envolvida no desenvolvimento do paladar. Deve se pensar porém, que, quer seja durante a fase intrauterina, quer seja mais tarde na escolha da alimentação da criança, a influência materna é importantíssima. Sua contribuição não se limita ao aspecto genético, mas envolve a formação do ambiente alimentar dos primeiros anos de vida.


Essa é a fase mais eficiente para o direcionamento a uma dieta saudável, pois as preferencias alimentares são mais facilmente aprendidas e modificáveis. Pensa nisso, a gestação é o momento adequado de se educar a alimentação, não só por todas as repercussões aqui discutidas, mas porque a receptividade materna está fortemente expandida.

Dra. Renatha Lemes⁠⁠

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15901-DF RQE: 13226

Envie-me um email:

drarenathalemes@gmail.com

Você também pode me encontrar aqui:


© 2025 - Todos os direitos reservados | Dra. Renatha Lemes | Politica de Privacidade